Normalmente, somos capazes de continuar com um mesmo smartphone por dois ou três anos, até que o aparelho começa a mostrar sinais de obsolescência e nos vemos sendo obrigados a trocá-lo por um novo. Como é de se imaginar, muitas coisas mudam em dois anos, novas tecnologias surgem e novas tendências são seguidas. Aliado a isso, nos depararmos com um número cada vez maior de marcas e modelos.  Para ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas essenciais para quem pretende economizar na hora de trocar de celular.

O mais novo não é necessariamente o melhor – A primeira coisa que muita gente faz ao iniciar as pesquisas por um novo smartphone é descartar todos os modelos lançados no ano passado. Isso é um erro que pode pesar no bolso. Celulares são sempre lançados com valor inflado, ou seja, preço maior do que o que eles realmente valem. Comprar um smartphone no lançamento significa gastar uma quantia que poderia ser economizada e, principalmente, deixar de lado um modelo superior para pegar um mais recente. A dica aqui é pesquisar por smartphones do ano passado que são elogiados por aqueles que os possuem. Você pode se surpreender com o desempenho que alguns deles apresentam e o quão pouco eles custam.

Tamanho não é documento – Existem pessoas que gostam de ter em mãos smartphones grandes, enquanto outras preferem aparelhos compactos. Isso é questão de preferência pessoal, mas que não pode prevalecer na comparação entre dois celulares. Os aparelhos atuais possuem telas maiores do que os anteriores, mas por um bom motivo: as fabricantes estão abandonando as bordas. Poucos celulares contam hoje com aquelas áreas nas laterais que não possuem função alguma, eles estão sendo dominados pela tela, ficando mais simples de usar e mais bonitos. Alguns smartphones atuais de 5.8 polegadas são do mesmo tamanho de modelos de 5 polegadas de dois anos atrás, portanto não se apague a estes números.

Faça sua compra pela internet –  Após testar o celular na loja física, um vendedor poderá tentar lhe convencer a ficar com o aparelho. O preço cobrado, no entanto, será muito maior do que o modelo realmente vale e, caso haja promoção, pode ter certeza de que na internet o valor está menor. Procure por históricos de promoções do smartphone em questão na internet e veja o preço médio cobrado por ele em oferta.

Discuta com quem entende do assunto – Caso não entenda muito sobre smartphones ou não saiba quais os modelos atuais do mercado, peça ajuda para quem entende do assunto. Fóruns e comunidades de ofertas estão repletos de pessoas que testam diferentes modelos e estão sempre dispostos a ajudar. Defina o valor máximo que você pode pagar e as pessoas poderão te indicar bons celulares que se encaixam no seu orçamento e que valem o preço cobrado pelas lojas. Outra dica é definir suas preferências pessoais, como bom conjunto de câmeras, bateria grande ou suporte a carregamento rápido. Essas são características que fazem diferença no dia a dia e podem ou não estar presentes em um smartphone.

 

Fonte: Guia dos solteiros