Quando pensamos em juntar dinheiro e economizar, logo vem a ideia de cortar diversos gastos pequenos do dia a dia: cafezinho, sobremesa depois do almoço, cinema do mês. Apesar de parecer a maneira mais óbvia, fácil e prática de começar a gastar menos e poupar dinheiro, isso está longe de ser a verdade.

Existem diversas maneiras mais práticas, rápidas e efetivas de começar a guardar dinheiro, que vão funcionar por meses sem que você precise abandonar seu plano por excesso de sacrifícios ou porque não funciona. Nesse post vou contar quais são as táticas mais efetivas para você começar a economizar todos os meses.

Erros comuns – Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando pensam em cuidar das finanças é não organizar o orçamento. Não dá para pensar em poupar dinheiro sem fazer planejamento financeiro. Colocando tudo no papel, fica muito mais fácil ver onde você está gastando demais e onde até poderia dar maior importância.

Dividimos nossos gastos no orçamento em três grandes grupos: fixos ou essenciais, variáveis e investimentos. Essenciais são aqueles que aparecem todos os meses e servem para manter seu padrão de vida. Por exemplo: plano de saúde, contas de água, luz e internet, mensalidade escolar, parcelas de dívidas e mercado. Variáveis são aqueles que você pode viver sem, por exemplo comprar uma roupa, sair para jantar, cinema.

Sobras – Agora que você tem seu planejamento, fica mais fácil enxergar o que tem de excesso e precisa diminuir nas suas contas variáveis. Foque em manter aquilo que é importante mesmo para sua vida. Se você faz questão de tomar um vinho mais legal pelo menos uma vez por mês, deixe esse gasto intacto até conseguir mexer nos outros.

Passe por todos os gastos e se pergunte: preciso mesmo desse serviço/produto? Se a resposta for sim, procure uma forma de diminuir esse gasto. Se for não, procure como você pode diminuir esse gasto.

Essas dicas ajudam demais a começar, e aqui vai outro segredo: nada é mais efetivo para guardar dinheiro do que poupar logo no início do mês. Planeje suas finanças para saber exatamente o quanto vai gastar durante o mês. Nesse planejamento já inclua quanto deseja guardar. O ideal é poupar de 10 a 20% dos seus ganhos mensais. Sei que é uma meta alta e, se não conseguir, comece com 2%, 5% e aos poucos aumente.

 

Fonte: Economia Uol