saude-linhaca-beneficios-02-74049

Incluí-lo no cardápio faz um bem danado para a pele, o coração, o intestino e até o sistema nervoso. Conheça os diversos benefícios da linhaça:
Deixa a pele saudável: Sim, esse é mais um benefício da linhaça. Mais especificamente do óleo extraído dela – rico em ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos necessários à formação das membranas celulares.
Afasta o diabetes: Entre os nutrientes que dão aquela força para evitar os picos de glicose – fator de risco para o diabetes -, merecem destaque as fibras solúveis e insolúveis. E, como já mencionamos, essas substâncias tornam o processo digestivo mais lento. Para quem enfrenta o diabetes, a lentidão é uma enorme vantagem porque diminuir a velocidade com que o açúcar será liberado na circulação faz uma tremenda diferença.
Previne o câncer de mama: Em relação à prevenção de tumores, estudos indicam que a semente do linho atua, principalmente, contra o câncer de mama. Não existem conclusões definitivas, mas especula-se o benefício esteja ligado, de novo, às lignanas. É que, devido à sua ação antioxidante, elas provocariam a apoptose das células tumorais, ou seja, estimulariam a morte dessas células doentes.
Alivia os sintomas da menopausa: As estrelas aqui são elas novamente: as lignanas. É que, no corpo, essas moléculas agem de modo semelhante ao estrogênio, hormônio que sofre uma queda no período da menopausa. As mulheres japonesas são um bom exemplo de que as substâncias abundantes na linhaça influenciam positivamente no controle dos sintomas do climatério. Elas consomem, diariamente, entre 20 e 150 miligramas de fitoestrógenos (grupo do qual as lignanas fazem parte) e se queixam muito menos das ondas de calor do que as ocidentais, que ingerem quantidades bem menores.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude