Final de ano chegando e com ele novos boletos aparecem. Muitos brasileiros terminam o ano com dívidas e precisam de uma ajuda para sair do vermelho. Se você é um deles, confira essas dicas para sair das dívidas até o fim do ano.

Anote tudo

Para ter o controle das suas contas, lembre-se de anotar todos os gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo e não se perder em meio a vários pagamentos que precisam ser feitos.

Crie metas

Com uma meta em mente, você pode separar as dívidas prioritárias e criar estratégias, como o pagamento das contas mais caras. Além disso, você também pode dividir as metas por mês e dar um passo de cada vez.

Organize o orçamento

Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o seu orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou mesmo um caderno. O importante é que você anote todo o dinheiro que você recebe no mês e todos os gastos.

Converse com a família

É muito importante envolver toda a família na organização do orçamento e no processo de acabar com as dívidas. Cada membro da sua casa pode ajudar com ideias para diminuir as contas ou conseguir mais dinheiro, com um trabalho extra ou venda de itens que vocês não usam mais.

Corte gastos desnecessários

Enquanto você está com dívidas, fica difícil realizar sonhos maiores. Então, por um período será necessário apertar o cinto e cortar alguns gastos. Lembre-se das pequenas economias, como: apagar a luz do quarto quando sair, colocar o chuveiro na posição verão no período de calor e usar a máquina de lavar na capacidade máxima.

Negocie com os credores

Com o orçamento em ordem e com as economias de corte de gastos ou renda extra, procure os seus credores. Com dinheiro na mão é mais fácil negociar e conseguir desconto.

Faça uma autoavaliação

Pare e pense no que aconteceu para você ficar nessa situação, isso é importante para você evitar a inadimplência no futuro e saber sair do problema o quanto antes. Estabeleça uma reflexão e procure entender que comportamentos você deve mudar para não cair no mesmo problema novamente.

 

Fonte: Serasa