Confira a seguir algumas dicas de como fazer a gestão de tempo no trabalho ou mesmo na sua via cotidiana para obter os resultados desejados, e ainda haja tempo para você descansar, fazer uma academia ou ainda, se precisar, partir para outras tarefas.

Diminua as distrações

Diminua o tempo perdido com as distrações. Uma dica é desabilitar as notificações de mensagens do celular e alertas de e-mails, e reservar um ou dois momentos no seu dia para checagem de mensagens, e-mails ou mídias sociais.

Planejamento e revisão semanal

Tenha um momento semanal para fazer um planejamento de suas atividades da semana, analisar suas pendências, seus projetos pessoais e até profissionais engavetados.

Faça uma agenda

Possua uma agenda. É preciso ter uma agenda na qual você consiga enxergar os compromissos do dia, da semana e até os mensais.

Tire as pendências da cabeça

Anote as pendências, para não ficar perdendo tempo pensando nelas – o que atrapalha muito a sua produtividade – e escolha um momento para resolvê-las. Essas “pendências” ficam ocupando um espaço importante do cérebro, cansa a cabeça e consome uma energia danada.

Faça agora e não deixe para amanhã

Quando surgir uma tarefa que vai levar um tempo curto, como passar um e-mail urgente, faça naquela hora e já resolva a questão. Isso se chama “não procrastinar”. Se for tomar um tempo longo, planeje. Veja quanto tempo será necessário e planeje dias ou blocos de tempo para resolver a questão.

Tenha foco

Não faça várias coisas ao mesmo tempo, comece e complete tarefa a tarefa.

Saiba priorizar

Analise suas tarefas do dia e siga o seu planejamento. Além disso, considere as prioridades: saiba diferenciar o que é urgente e importante, importante e não urgente, e veja se não está classificando algo como “urgente e não importante” e sair correndo ou colocando foco em algo que não deveria. 

Seja gestor do próprio tempo

Cuidados com os pedidos de atenção de “1 minutinho” de outras pessoas. Esses pedidos são verdadeiras ciladas para a gestão do tempo e organização do trabalho. Esse prazo nunca é real, e pode levar 30 ou 40 preciosos minutos do tempo que você já não tinha. Organize essa conversa, olhe para a sua agenda e veja onde você tem uma brecha, que não vai atrapalhar o seu planejamento.

 

Fonte: RobsonCamargo