Juntar dinheiro é muito bom, tanto para estar preparado para qualquer imprevisto que possa acontecer como para realizar algum sonho. Por isso, o ideal é ter o hábito de poupar sempre. Mas para quem não começou, nunca é tarde! Confira aqui algumas dicas para começar a juntar dinheiro depois dos 30 anos para se manter mais seguro financeiramente:

Organize as finanças – A primeira dica para juntar dinheiro é organizar as finanças. Essa é a mais importantes das dicas, pois se não houver organização com o dinheiro, é bem difícil conseguir poupar. Por isso, faça uma planilha das suas receitas (todo o dinheiro que entra) e despesas todo mês. Essa planilha pode ser feita no computador, com papel e caneta e até mesmo no seu celular — existem diversos aplicativos para smartphones que ajudam a organizar as finanças O ideal é listar todas as suas despesas e separá-las em categorias, como despesas da casa, alimentação, gastos com roupas, com transporte etc. Assim, você fica sabendo para onde o seu dinheiro está indo.

Defina que tipo de vida você quer ter no futuro – Está certo que agora você deve ter um emprego bom, saúde para dar e vender e muita disposição, mas vai chegar uma hora em que você provavelmente desejará o seu merecido descanso e uma vida tranquila. Para garantir um futuro estável é preciso planejar com antecedência. Por isso, planeje sua aposentadoria.

Trace um objetivo – Você tem algum sonho, como viajar pelo mundo, comprar uma casa confortável ou um carro novo? Então trace o seu objetivo, pesquise o quanto esse sonho vai custar e invista nele! Defina quando você pretende realizar esse sonho e faça uma conta bem simples para saber o quanto poupar: pegue o valor necessário para realizar esse sonho e divida pelo tempo (em meses) que você tem até lá.

Cuidado com os gastos supérfluos – Em época de poupar é preciso definir o que é prioridade e o que é supérfluo. Comer fora, por exemplo, não é exatamente uma necessidade, assim como comprar por impulso é supérfluo. Quanto ao lazer, claro que você ainda pode se divertir, mas procure economizar e aproveite aquelas opções de lazer que são gratuitas ou mais acessíveis. Pese bem o que para você é necessidade e o que é supérfluo para fazer os cortes certos no seu orçamento, sempre que for comprar algo pense antes se você realmente precisa daquilo ou se só está comprando por impulso.

 

Fonte: Meu Porto Seguro