destaque1

Um dos gastos mais altos e mais difíceis de controlar de toda família é a compra no supermercado. Além de parecer impossível calcular o que e quanto iremos comer todo mês, é muito fácil cair nas tentações e, normalmente, não queremos economizar com algo que, além de necessário, é prazeroso.
As compras da casa também são trabalhosas e demoradas para fazer, tanto o planejamento, quanto a execução. Por isso não é difícil fazermos ela sem atenção, simplesmente ir colocando as coisas no carrinho e, quando chegamos ao caixa, tomamos aquele susto com o valor, sendo que, antes mesmo de voltarmos para casa, lembramos de alguma coisa que estava faltando e nos esquecemos de comprar.
Esta semana o EduDicas vai te ajudar a diminuir este custo e até o tempo gasto com essa tarefa.
1. Precisamos falar que você precisa se planejar? Comer é essencial, tente calcular uma média de valor que você vai gastar e coloque isto na sua planilha mensal, sempre contando com uma margem de erro, mas sabendo que aquele dinheiro será gasto.
2. Escreva uma lista de compras com tudo o que você precisa. Isso te previne de ficar circulando nas seções do supermercado que você não precisa ir, evitando as tentações e o desperdício do seu tempo.
3. Pode parecer mais fácil fazer compras mensais, mas não é! Como calcular o que será consumido no mês? A chance de você comprar muito de uma coisa e pouca de outra é enorme. Além disso, indo semanalmente você aproveita muito mais as promoções!
4. Aliás, cuidado com as promoções! Leve uma calculadora para calcular exatamente se os pacotes promocionais e as embalagens maiores sairão mais baratos do que as embalagens menores. E também não compre alguma coisa só porque está com um preço bom, priorize sempre a necessidade do produto e procure pagar o melhor preço pelo o que precisa.
5. Tem quem possa te ajudar nesta tarefa? Isso a tornará mais rápida, mesmo precisando buscar os melhores preços e avalias as promoções. Mas cuidado, evite levar crianças, elas são facilmente atraída pelos produtos. Mas, se precisar levar, faça dela uma parceira, crie um desafio para que ela te ajude do jeito que você precisa.
6. Mas fique sabendo que não são só as crianças que são perigosas para a sua economia dentro do supermercado, você mesmo, se estiver com fome, pressa ou impaciência não fará as contas direito e comprará o que não precisa. Tente reservar um tempo em que possa fazer isso com calma!
7. Realmente é muito mais fácil comprar tudo em um único lugar. Mas as frutas e verduras vendidas em feiras, sacolões e quitandas de bairro geralmente são muito melhores, mais frescas e mais baratas! Se você não consegue ir a estes lugares, então preste atenção nos dias em que os supermercados reservam para vender estes produtos mais frescos e por preços melhores.
8. Olhes todos os produtos da prateleira. Abaixe e fique na ponta do pé para conhecer todas as variedades de marcas que o mercado disponibiliza. Se atente para os melhores preços e arrisque conhecer marcas novas que são mais baratas do que as que você está acostumado.
9. Uma pesquisa da Embrapa Agroindústria de Alimentos mostrou que o brasileiro joga fora mais alimentos do que efetivamente leva à mesa. Uma família brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra no período de uma semana, isto soma quase US$ 1 bilhão. Não faça parte destes números, isso não é bom nem para você nem para o mundo. Portanto, ainda na sua casa, não jogue comida fora, seja criativo para reaproveitar tudo o que não foi consumido em uma única refeição.
Fonte: http://www.edufin.com.br/