o-dia-dos-avs-deve-ser-comemorado_A

No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, uma data muito especial para eles e também para todos os pais. O trabalho deles ajuda a conciliar a vida laboral e familiar. Os avós se tornaram peças-chave para poder conciliar trabalho e família na sociedade, com amplas jornadas laborais e longos deslocamentos ao trabalho.
A homenagem é para esses avós carinhosos e dedicados, que desfrutam em cuidar dos netos dando uma mãozinha quando os pais necessitam, ou que simplesmente desfrutam quando têm os netos por perto. Também neste dia também é importante lembrar dos que já não estão aqui e fazem muita falta. No entanto, essa proximidade que se desenvolve com o cuidado dos netos, por um lado lhes dá asas para viver ou reviver sua paternidade de outra maneira, desde uma perspectiva diferente de quando eram pais.
Desse modo, em algumas famílias têm surgido disputas sobre o seu papel na educação dos netos, se são muito permissivos ou se, pelo contrário, ditam as mesmas normas dos pais com os filhos. Em relação a este ponto, o detalhe que vem à cabeça é a teoria que os avós ‘estragam’ os netos permitindo-lhes que façam tudo o que os pais não consentem, sobretudo quanto aos hábitos alimentares. No entanto, segundo o primeiro estudo sobre a ‘Influência dos avós na alimentação das crianças’, que a Federação de Sociedade de Nutrição apresentou junto à Agência de Segurança Alimentar e Nutrição (Aesan), dois de cada três avós promovem uma dieta rica em verduras, frutas e legumes, do estilo que eles mesmos consomem, entre os seus netos. Os avós exportam seus bons hábitos de alimentação aos netos assim como a toda família. É no equilíbrio que reside o bom clima familiar.
Hoje, os avós substituem os pais em muitas das tarefas que não podem desempenhar por falta de tempo, como pegar as crianças na escola, dar comida, ajudar com os deveres… Conciliar trabalho e família às vezes é tão complicado que se torna impossível fazer tudo e os avós são uma excelente ajuda quando são eles mesmos quem o fazem voluntariamente, sem se sentirem pressionados pelos filhos. Encontrar o equilíbrio entre todos os membros da família é o mais benéfico para todos.
Fonte: Guia Infantil