Você certamente já ouviu falar muito nos termos “Previdência Complementar Fechada” ou na sigla “EFPC”. Mas você conhece a história da Previdência Complementar Fechada no Brasil e o seu significado?
De acordo com o Ministério da Previdência, uma EFPC (Entidade Fechada de Previdência Complementar) é: “operadora do(s) plano(s) de benefícios, constituída na forma de sociedade civil ou fundação, estruturada na forma do art. 35 Lei Complementar nº 109/01, sem fins lucrativos, que tenha por objeto operar plano de benefício de caráter previdenciário. Assim, EFPC é a instituição criada para o fim exclusivo de administrar planos de benefícios de natureza previdenciária, patrocinados e/ ou instituídos.”
Atualmente existem 313 Entidades Fechadas de Previdência Complementar no país, incluindo a PREVUNISUL, que reúnem aproximadamente 2,5 milhões de participantes ativos e 735 mil assistidos. A maioria dos participantes ativos estão na faixa etária entre 35 a 54 anos (31,9%), demonstrando que a preocupação com a aposentadoria está chegando cada vez mais cedo. Confira abaixo alguns dados importantes apresentados:

11