Com a chegada da Páscoa, os consumidores brasileiros se preparam para as compras de ovos de chocolate e dos preparativos para o almoço em família. Este ano, os três dias da Semana Santa/Páscoa virão juntos do feriado de Tiradentes (18, 19, 20 e 21).
Segundo economistas da Serasa Experian, aproveitar a folga prolongada para fazer compras e passear só é boa ideia com algum planejamento que inclua as dívidas já existentes.
Para ajudar o consumidor na compra dos produtos de Páscoa, aqui vão 9 dicas para facilitar sua vida:
1 – Pesquise os preços antes de ir às compras
Os valores costumam variar. Verifique também em sites e lojas online.
2 – Cuidado com promoções “compre dois e leve três”
O consumidor precisa avaliar se essa forma de compra realmente compensa, considerando que os ovos de chocolate têm prazo de validade mais curto e, portanto, precisam ser consumidos mais rapidamente;
3 – Cuidado ao comprar ovos de chocolate com brindes
Voltados para o público infantil, eles estão entre os mais caros do mercado. Por isso, é preciso ponderar o peso apenas do chocolate. Muitas vezes é mais vantajoso comprar um ovo sem brinde e um pequeno brinquedo à parte para as crianças.
4 – Troque os ovos por barras e caixas de bombom
Oferecendo o mesmo chocolate por menores preços, você pode levar mais chocolate por quase metade do preço apenas por não terem formato tradicional da Páscoa.
5 – Pense em fazer ovos caseiros
Envolver as crianças no processo pode ser uma forma de economizar e se divertir ao mesmo tempo.
6 – Não exagere nas compras
É preciso considerar também que o segundo trimestre do ano contempla outros feriados prolongados, datas comemorativas que possuem forte apelo ao consumo (Dia das Mães e Dia dos Namorados) e o início das férias escolares, que em várias escolas foi antecipado para junho devido aos jogos da Copa do Mundo no Brasil.
7 – Deixe as crianças em casa
Como os ovos infantis são coloridos e de diversos tamanhos, os pequenos se deslubram mais facilmente, o que pode dificultar e tornar a lista bem mais cara.
8 – Penchinche nos preparativos do almoço de Páscoa
A procura por receitas mais baratas ou a busca por preços mais baratos é a melhor solução. Dividir entre os familiares também é uma boa ideia para evitar gastos excessivos.
9 – Em caso de viagem, pesquise bem
Pacotes de viagens, site de compras coletivas ou simplesmente dividir preços com amigos que também irão viajar, são a melhor pedida nesses casos.
Fonte: http://www.administradores.com.br/